Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fique sabendo em Maracanaú

MUNICÍPIO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Prefeitura de Maracanaú abrirá, de 19 a 27 de fevereiro, na Casa do Empreendedor, as inscrições para o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Podem participar jovens desempregados, entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. O candidato deve levar documentos, como identidade, CPF, cópia de comprovante de endereço em nome do pai, mãe ou responsável, histórico escolar, declaração da escola que o aluno está cursando o Ensino Fundamental ou Médio ou certificado de conclusão. O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã prepara o jovem para o mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego formal, qualificando-o ainda para ocupações alternativas geradoras de renda, conforme as atuais demandas por profissionais. Os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 100, durante seis meses. A meta mínima e obrigatória é de inserir 30% dos participantes no mercado de trabalho, sendo que aqueles que não conseguirem emprego serão direcionados ao Sine. O Programa é uma parceria da Prefeitura de Maracanaú e Ministério do Trabalho e Emprego.

Fique sabendo em Maracanaú

VI CARNAVAL EM CASA TERÁ CÂMERAS DE SEGURANÇA NO CORREDOR DA FOLIA

Muita animação, com segurança e comodidade, no “VI Carnaval em Casa” de Maracanaú. A folia terá início no próximo sábado, 13, às 16 horas, com baile infantil na Avenida IX – Jereissati, e no Colégio Antônio Albuquerque - Pajuçara. A partir das 20 horas, acontecerá o carnaval adulto, também na Avenida IX, que se encerrará sempre às 2 horas, horário determinado pelo Ministério Público. Neste ano, os foliões maracanauenses terão mais um motivo para brincarem em casa: a segurança reforçada. A Avenida IX, além de receber uma decoração toda especial, terá câmeras do sistema de videomonitoramento, auxiliando no trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Demutran. O sistema de segurança que, de princípio, cobre 11 bairros da cidade, foi apresentado ontem, oficialmente, pelo prefeito Roberto Pessoa, em solenidade que contou com a presença de autoridades, de moradores de Maracanaú e imprensa. Haverá, também, o desfile da Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho e dos campeões do carnaval de rua de Fortaleza, no dia 20 de fevereiro, às 18 horas, na Avenida Central do Acaracuzinho.(EL)

PREFEITURA ORIENTA COMERCIANTES INSCRITOS PARA TRABALHO NO CARNAVAL

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Settec de Maracanaú confirmou a inscrição de 150 comerciantes que vão trabalhar durante os quatro dias do VI Carnaval em Casa, na Avenida IX, no Jereissati. Amanhã, 11, a partir das 9 horas, no Centro Cultural Dorian Sampaio, os inscritos vão participar de uma reunião com fiscais de empreendedorismo,da vigilância sanitária e do controle urbano. Durante o encontro, os técnicos vão reforçar os cuidados dos ambulantes com o armazenamento, conservação e manuseio de alimentos, bem como a disposição harmoniosa das barracas padronizadas pela Prefeitura, as próprias, instaladas em calçadas, e os ambulantes móveis. Os comerciantes também serão orientados a respeitar o horário limite de trabalho, até às 2 horas, que foi estabelecido pelo Ministério Público para o término de festas noturnas. (MR)

Fique sabendo em Maracanaú

PREFEITO APRESENTA UNIVERSIDADE OPERÁRIA PARA TÉCNICOS FEDERAIS

Maracanaú receberá, na próxima segunda-feira, 8, a visita de representantes dos Ministérios da Educação - MEC e do Trabalho e Emprego – MTE, que virão conhecer o Programa Universidade Operária do Nordeste. A ação inovadora da Prefeitura de Maracanaú será apresentada pelo prefeito Roberto Pessoa à missão do Governo Federal, a partir das 15 horas, no Gabinete do Palácio do Jenipapeiro - Novo Maracanaú. O objetivo é fortalecer o Programa municipal por meio de uma futura inserção na Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC, que também será apresentada, na oportunidade. A visita dos técnicos foi resultado de um pedido do prefeito Roberto Pessoa, para fortalecer a Universidade Operária, que integra educação básica e capacitação profissional, dando oportunidade aos maracanauenses de inserção no mercado de trabalho. Entre os cursos de capacitação oferecidos estão o de eletricista, soldador, vendedor, caixa e operador de telemarketing. A meta é beneficiar 10 mil cidadãos, entre 24 e 45 anos, ao longo de cinco anos.(MR)

HOSPITAL DE MARACANAÚ TERÁ SEU BANCO DE SANGUE

O Hospital Municipal Doutor João Elísio de Holanda terá, em breve, o seu do Banco de Sangue, que se encontra em construção. O novo serviço vai atender os setores de neonatologia, as Unidades de Terapia de Urgência, além do centro cirúrgico. Atualmente, o Hospital Municipal oferece atendimento emergencial 24 horas, maternidade com sala de parto climatizada, centro de imagens, modernos equipamentos para a unidade de neonatologia de risco, Banco de Leite, centro de testagem HIV, programa de internação domiciliar, órtese e prótese, bem como centro de fisioterapia. Outra estrutura importante do Hospital é o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que , dentre outros serviços, assiste pacientes especiais e portadores de HIV. (ST)

PREFEITURA ANTECIPA-SE ÀS CHUVAS E DESOBSTRUI CÓRREGOS E CANAIS

Antecipando-se ao período chuvoso, a Prefeitura de Maracanaú dá continuidade à desobstrução de córregos e canais da cidade. A Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano, através de técnicos e engenheiros, inspecionou e avaliou a necessidade de intervenção ou não do Município nesses locais, para evitar alagamentos ou transtornos que possam ocorrer na época do inverno. Durante a gestão Roberto Pessoa, obras como a construção do dique do Rio Timbó e drenagem da rua 52, reivindicações antigas da população, foram feitas como forma de solucionar os problemas com a chuva. Outros serviços importantes foram o alargamento e o aprofundamento do riacho que desemboca no rio Maranguapinho. O riacho atravessa os bairros Santo Sátiro, Novo Oriente, Acaracuzinho, Alto Alegre I e II, numa extensão de 5 km. Segundo o coordenador de Obras do Município, Joaquim Bezerra, a Prefeitura concluirá todo o trabalho antes que as chuvas se tornem mais frequentes. (EL)

Fique sabendo em Maracanaú

NOVA OPÇÃO DE LAZER

A Prefeitura de Maracanaú está iniciando a construção de mais uma área de lazer. O bairro Novo Oriente terá uma praça voltada para atender as necessidades de lazer da sua comunidade. A área de 1.340 m² terá projeto paisagístico com caramanchão e arborização, pequeno anfiteatro, acessibilidade a pessoas com deficiência, como rampas e piso táctil, além de playground, bancos e lixeiras. A praça da Bíblia, nome escolhido pelo Prefeito Roberto Pessoa, vai receber cerca de R$ 180 mil em investimentos. A praça ficará entre as ruas Manoel de Carvalho, 26, 21 e Avenida Central.(EL)

SEMANA PEDAGÓGICA VALORIZA O CUIDAR

A Semana Pedagógica “Cuidando de Quem Cuida” acontecerá nesta semana, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. A novidade deste ano é que o evento será realizado em três locais: Departamento de Treinamento (Detre), Centro de Línguas de Maracanaú e escola Narciso Pessoa de Araújo. Cerca de 2 mil professores da rede municipal de ensino vão ser convidados para cuidar da alimentação, da beleza do corpo, coração e mente. Além de inovar no assunto a ser discutido, cada escola desenvolverá sua própria programação durante a Semana Pedagógica, a fim de tornar as atividades mais próximas do cotidiano de cada educador.

CASA DO EMPREENDEDOR DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA FEVEREIRO

A Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú, está divulgando a programação de palestras e consultorias para o mês de fevereiro. As inscrições são gratuitas e os interessados precisam apresentar RG, CPF e preencher uma ficha cadastral. As palestras são ministradas pelos consultores e palestrantes do Sebrae, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. As consultorias acontecem, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Sempre voltados para a melhoria dos negócios, os temas dessas atividades são diversificados, enfocando assuntos como excelência no atendimento, planejamento financeiro, marketing de relacionamento, diagnóstico empresarial, gestão de estoques e plano de marketing. Confira a programação completa no endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br A Casa do Empreendedor funciona das 8 às 17 horas, na Avenida I, n°17, dentro do Feira Center – Jereissati.

COORDENAÇÃO DE HABITAÇÃO VISITA CONJUNTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A comunidade do Conjunto Nossa Senhora de Fátima recebe, nesta terça-feira, 2, a partir das 9 horas, a equipe de serviço social da Coordenação de Habitação do Município, além de técnicos das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação e Infraestrutura. A equipe vai esclarecer às famílias beneficiadas com unidades habitacionais, durante a gestão Roberto Pessoa, sobre os serviços prestados pelos equipamentos da Prefeitura à comunidade. O Conjunto beneficia cerca 730 pessoas retiradas das áreas de risco e que foram transferidas para um local todo urbanizado com creche, quadra poliesportiva, pista de skate, trilhas para caminhadas e quiosques. A Coordenação de Habitação tem se tornado referência no Estado do Ceará com o serviço social realizado junto às famílias das unidades habitacionais, recebendo até visitas de técnicos de outros municípios para conhecerem seus projetos.

AULAS DO PRÓ-TÉCNICO VÃO SER RETOMADAS NESTA TERÇA

As aulas do Pró-técnico da Prefeitura de Maracanaú serão retomadas, nesta terça-feira, 2, nas dependências do Campus Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Neste ano, o projeto oferecerá aulas preparatórias para o ingresso de 100 jovens nos cursos técnicos de Informática e Automação. Os estudantes vão assistir as aulas, à noite, divididos em duas turmas. Durante o curso, os alunos acompanham matérias do currículo do Ensino Médio e fazem duas provas de classificação para que os melhores alunos entrem no IFCE sem o exame de seleção. O projeto já preparou um total de 560 jovens maracanauenses

VI CARNAVAL EM CASA DE MARACANAÚ TERÁ ATRAÇÕES PARA ADULTOS E CRIANÇAS



O VI Carnaval em Casa de Maracanaú será realizado, de 13 a 16 de fevereiro, com programação voltada para o público adulto e infantil. A Avenida IX, no Jereissati, será o palco principal da folia. Neste espaço, das 16 às 20 horas, acontecerá o Carnaval Infantil, que também será realizado no mesmo horário na Pajuçara – com local a ser definido. Das 22 horas às 3 da madrugada, na Avenida IX, acontecerá o Carnaval Adulto, que terá, em média, três shows por noite. No sábado, depois do Carnaval, dia 20 de fevereiro, na avenida principal do Acaracuzinho, haverá o desfile das Escolas de Samba e dos blocos de Maracatu, trazendo também os campeões do carnaval de rua de Fortaleza. Nesta semana, a Prefeitura de Maracanaú define e vai divulgar a programação completa do Carnaval 2010.

 
Subir