Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

sexta-feira, 26 de março de 2010

MUNICÍPIO DIVULGA APROVADOS PARA PROJOVEM TRABALHADOR

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo divulgou a lista dos aprovados ao Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, em Maracanaú. O resultado final dos jovens selecionados para áreas de Beleza e Estética, Comércio e Varejo, Metal Mecânica, Telecomunicações, Informática e Vestuário poderá ser conferido na Casa do Empreendedor, Regional da Pajuçara e na Associação dos Moradores do Novo Oriente. A matrícula é obrigatória e deve ser feita na próxima segunda-feira, 29, das 8 às 17 horas, na Casa do Empreendedor. Aqueles que não foram selecionados mas estão na lista dos classificáveis terão a chance de fazer sua matrícula na quarta-feira, 31 de março, também das 8 às 17 horas, no mesmo local. Os que não comparecerem nessas duas datas serão automaticamente desclassificados. Pré-selecionados – Para as áreas de Telemática e Têxtil, serão divulgadas as listas dos pré-selecionados para uma segunda etapa, com horários e dias indicados nas listagens postadas também no endereço www.maracanau.ce.gov.br . Mais informações: 3401.8001. (MR)

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REÚNE OS TÉCNICOS DE FARMÁCIAS

A Coordenadoria da Vigilância Sanitária de Maracanaú realiza, hoje, no auditório da Secretaria de Saúde, palestra para os responsáveis técnicos das farmácias e drogarias do Município. A programação, que se estende por todo o mês de abril, inclui apresentações sobre a legislação farmacêutica e a sistemática de fiscalização nesses estabelecimentos. O objetivo é manter uma boa relação com as farmácias para que elas funcionem dentro das normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. (ST)

PAIXÃO DE CRISTO E ORATÓRIO DA CRUZ MOVIMENTAM SEMANA SANTA

A apresentação da Paixão de Cristo em Maracanaú chega à sua 30ª edição, em 2010. Neste ano, a encenação será toda realizada no Campo do Boa Vista, no dia 2 de abril – Sexta-feira Santa, a partir das 17 horas. Cerca de 300 atores representarão as passagens bíblicas da caminhada de Jesus até Jerusalém, Última Ceia, traição de Judas, flagelação, morte na cruz, ressurreição e ascensão. Outra novidade será a realização do Oratório da Cruz, no Centro Cultural Dorian Sampaio, em horário a ser definido. Os dois eventos contam com o apoio da Fundação de Cultura de Maracanaú – Funcult. (AF)

PREFEITO AUTORIZA NOVA PRAÇA COM ACESSIBILIDADE E LAZER

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, assina hoje, 25, às 17 horas, a ordem de serviço da Praça da Família, no Jereissati, próximo à CDL. A área de 5.672,11 m² terá um projeto paisagístico com jardins, coreto, arborização, fonte e bancos, além de iluminação. Umas das preocupações da atual gestão é com a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais aos equipamentos de lazer do Município, tanto que as praças construídas pelo Prefeito Roberto Pessoa apresentam rampas para os cadeirantes e piso podotátil, para orientação de deficientes visuais, garantindo-lhes não apenas segurança na locomoção mas uma maior independência. O bairro Jereissati recebeu vários benefícios, nos últimos anos, como pavimentação de ruas e a urbanização dos “becos”, transformados em alamedas. Foram também inauguradas várias praças, em diversos pontos da cidade. Dentre elas, dom Helder Câmara, no Novo Oriente, Paulo Calú, na Mucunã; Valdemar de Alcântara, no Centro; Pitaguary, na Reserva Indígena; Praça na Vila da Paz; Praça do Olho d`Água; Delegado Cid Júnior e Feliz Idade, no Industrial; Praça do Maracananzinho, bem como total reconstituição da praça Almir Dutra, no Centro. (EL)

quarta-feira, 24 de março de 2010

ESCOLA REALIZA GINCANA COM ENFOQUE PARA DENGUE

A Secretaria de Saúde realizará, até o próximo dia 26 março, na Escola Carneiro de Mendonça, a II Gincana de Saúde e Educação Unidos Contra a Dengue. A programação constará de palestras, brincadeiras e peças de teatro. O objetivo é conscientizar a população quanto aos cuidados a serem tomados no caso de suspeita da doença. O evento contará com a participação de profissionais de saúde e educação. A escola Carneiro de Mendonça está localizada na Rua Manoel Pereira s/n°, no bairro Horto. Mais informações no telefone Alô Dengue: 3521-5006. (ST)

IPTU TEM PRAZO AMPLIADO

A Prefeitura prorrogou, até o dia 31 de março, o vencimento da cota única do IPTU com desconto de 20% e também da primeira parcela para quem optou por dividir a quitação do tributo. Segundo a Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças – Sefin, a medida visa dar um tempo maior para os contribuintes pagarem o IPTU, tendo em vista que houve problemas na distribuição e postagem dos boletos. A data para pagamento das demais parcelas, no entanto, não foi alterada, tendo vencimento no dia 15 de cada mês. O imposto pode ser dividido em até dez vezes, desde que o valor não seja inferior a R$ 20 por mês. (OS)

MARACANAÚ INICIA CAMPANHA DE COMBATE À TUBERCULOSE

Todos os postos de saúde se engajam amanhã, 23, às 8h, à Campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Os profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família – PSF e agentes de endemias programaram palestras, atividades educativas, apresentação de vídeos e álbum seriado, nos postos e comunidades. O objetivo é orientar a população sobre os cuidados a serem tomados no caso de suspeita da doença. A campanha segue até o dia 26 de março. Atualmente, os pacientes são acompanhados durante o tratamento por uma equipe médica do PSF. Eles também receberem cesta básica. O tratamento está disponível em todos os postos de saúde e no Hospital Municipal Doutor João Elísio de Holanda. (ST)

ESCOLAS PARTICIPAM DE ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Oito escolas municipais e particulares de Maracanaú confirmaram a participação em atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre hoje, dia 22 de março. Ao longo do dia, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente – Semam estarão percorrendo as instituições escolares divulgando a Campanha “ Economize hoje, para ter amanhã”. O objetivo é estimular ações para o uso consciente da água. A elaboração desses trabalhos foi orientada pelo setor de Educação Ambiental da Semam. Para isso, foram disponibilizados no Portal da Prefeitura de Maracanaú o modelo de palestra, o Projeto sobre o Dia Mundial da Água, ficha de inscrição e o cadastro, que podem ser preenchidos até o fim deste mês. Os melhores trabalhos serão premiados durante a VI Semana do Meio Ambiente, que será realizada em Junho. Serviço - O acesso ao material pode ser feito na página da Secretaria do Meio Ambiente no Portal da Prefeitura - www.maracanau.ce.gov.br. Outras informações: 3521.5160.(MR)

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Até o próximo dia 2 de abril, Maracanaú está dando continuidade à campanha de vacinação contra a gripe tipo A, englobando gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos. De 5 a 23 de abril, a campanha abrangerá a população de 20 a 39 anos. No período de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas acima de 60 anos e com doenças crônicas. Em seguida, será aplicada a segunda dose em crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos. A vacinação contra a gripe tipo A começou junto à comunidade Indígena dos Pitaguary e aos profissionais e trabalhadores da saúde. (ST)

MUNICÍPIO REALIZA POSSE DO CONSELHO DE CULTURA

A Fundação de Cultura – Funcult realiza amanhã, 24, no Centro Cultural Dorian Sampaio, a partir das 10 horas, a solenidade de posse e implantação do Conselho Municipal de Cultura de Maracanaú – Comcult. O conselho é um órgão consultivo vinculado à Fundação e tem por finalidade planejar, promover, difundir e fiscalizar a política de cultura no Município. O conselho é composto por onze membros, dividindo-se em seis conselheiros natos e cinco indicados por representação da sociedade civil. Confira o nome de todos os integrantes do Comcult no endereço www.maracanau.ce.gov.br (AF)

GINCANA VAI PROMOVER ENCONTRO ENTRE ADOLESCENTES DO PROJOVEM

Cerca de 300 adolescentes estarão reunidos, na manhã desta sexta-feira, 26, para a realização da I Gincana Arte Jovem. Eles são participantes do ProJovem dos núcleos Pajuçara, Jereissati e dos 5 Pólos de Convivência de Maracanaú. A integração entre os adolescentes do Município e a utilização das artes no resgate da cultura local fazem parte dos principais objetivos da gincana. Teatro, dança, exposição de carros e moedas antigas serão algumas das exigências para contar pontos na disputa. Haverá, ainda, atividades de conscientização ambiental. A equipe que juntar o maior número de garrafas PET levará 500 pontos e o dinheiro arrecadado com a venda dos recicláveis. A gincana Arte Jovem acontecerá, das 8 às 12 horas, na quadra poliesportiva do Conjunto Timbó. (LQ)

LEITURA TÉCNICA DO PLANO DIRETOR ENCONTRA-SE EM FASE DE CONCLUSÃO

Maracanaú está concluindo a Leitura Técnica do Plano Diretor Participativo - PDP. O Conselho Gestor, composto por representantes da sociedade civil e da Prefeitura de Maracanaú, já discutiu aspectos sociais, ambientais e urbanísticos, resultado das pesquisas de campo, bibliográficas e geomorfológicas, que analisaram as potencialidades de Maracanaú. Após a conclusão da Leitura Técnica, será realizada uma leitura junto à comunidade para que ela possa ajudar na elaboração do Plano Diretor. Esta nova etapa deve começar em maio. A população poderá obter mais informações sobre o Plano Diretor Participativo no site da Prefeitura por meio do endereço http://www.maracanau.ce.gov.br/plano-diretor-participativo.html. (EL)

terça-feira, 23 de março de 2010

Voto Popular


Entrou no ar hoje uma votação online onde o público escolherá uma história dentre as 12 finalistas que será premiada através da categoria “Voto Popular” !

As 12 histórias já estão disponíveis INCLUSIVE A DO SELIGA! no site: www.conexaocultura.org.br !

Divulguem pois cada voto é importante para SERMOS VENCEDORES!!!!!!!

Fique Sabendo....

LEITURA TÉCNICA DO PLANO DIRETOR ENCONTRA-SE EM FASE DE CONCLUSÃO

Maracanaú está concluindo a Leitura Técnica do Plano Diretor Participativo - PDP. O Conselho Gestor, composto por representantes da sociedade civil e da Prefeitura de Maracanaú, já discutiu aspectos sociais, ambientais e urbanísticos, resultado das pesquisas de campo, bibliográficas e geomorfológicas, que analisaram as potencialidades de Maracanaú. Após a conclusão da Leitura Técnica, será realizada uma leitura junto à comunidade para que ela possa ajudar na elaboração do Plano Diretor. Esta nova etapa deve começar em maio. A população poderá obter mais informações sobre o Plano Diretor Participativo no site da Prefeitura por meio do endereço http://www.maracanau.ce.gov.br/plano-diretor-participativo.html. (EL)

GINCANA VAI PROMOVER ENCONTRO ENTRE ADOLESCENTES DO PROJOVEM

Cerca de 300 adolescentes estarão reunidos, na manhã desta sexta-feira, 26, para a realização da I Gincana Arte Jovem. Eles são participantes do ProJovem dos núcleos Pajuçara, Jereissati e dos 5 Pólos de Convivência de Maracanaú. A integração entre os adolescentes do Município e a utilização das artes no resgate da cultura local fazem parte dos principais objetivos da gincana. Teatro, dança, exposição de carros e moedas antigas serão algumas das exigências para contar pontos na disputa. Haverá, ainda, atividades de conscientização ambiental. A equipe que juntar o maior número de garrafas PET levará 500 pontos e o dinheiro arrecadado com a venda dos recicláveis. A gincana Arte Jovem acontecerá, das 8 às 12 horas, na quadra poliesportiva do Conjunto Timbó. (LQ)

MUNICÍPIO REALIZA POSSE DO CONSELHO DE CULTURA

A Fundação de Cultura – Funcult realiza amanhã, 24, no Centro Cultural Dorian Sampaio, a partir das 10 horas, a solenidade de posse e implantação do Conselho Municipal de Cultura de Maracanaú – Comcult. O conselho é um órgão consultivo vinculado à Fundação e tem por finalidade planejar, promover, difundir e fiscalizar a política de cultura no Município. O conselho é composto por onze membros, dividindo-se em seis conselheiros natos e cinco indicados por representação da sociedade civil. Confira o nome de todos os integrantes do Comcult no endereço www.maracanau.ce.gov.br (AF)

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Até o próximo dia 2 de abril, Maracanaú está dando continuidade à campanha de vacinação contra a gripe tipo A, englobando gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos. De 5 a 23 de abril, a campanha abrangerá a população de 20 a 39 anos. No período de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas acima de 60 anos e com doenças crônicas. Em seguida, será aplicada a segunda dose em crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos. A vacinação contra a gripe tipo A começou junto à comunidade Indígena dos Pitaguary e aos profissionais e trabalhadores da saúde. (ST)

quinta-feira, 18 de março de 2010

RESULTADO DO PROJOVEM TRABALHADOR SAI NO DIA 23

A Prefeitura divulgará, a partir do dia 23 de março, a lista dos aprovados do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, em Maracanaú. O resultado estará afixado em murais na Casa do Empreendedor, Regional da Pajuçara, Associação dos Moradores do Novo Oriente e também disponível no Portal da Prefeitura. Basta acessar o www.maracanau.ce.gov.br. O Governo Federal disponibilizou mil vagas para o Programa no Município. Os cerca de 2500 jovens inscritos, dos 18 aos 29 anos, passaram por um processo seletivo. O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã prepara o jovem para o mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego formal, qualificando-o ainda para ocupações alternativas geradoras de renda. Os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 100, durante seis meses. A meta mínima e obrigatória é de inserir 30% dos participantes no mercado de trabalho, sendo que aqueles que não conseguirem emprego serão direcionados ao Sine. (MR)



ESCOLA VAI TRANSFORMAR ÓLEO DE COZINHA EM SABÃO

A Escola Municipal Irmã Dulce está recebendo óleo utilizado de cozinha para reciclagem. Os voluntários, que desejarem contribuir, podem entregar o material, em qualquer quantidade, na sede da escola, que fica na Quadra F, n° 100, no Conjunto Vida Nova, Alto da Mangueira. Outro posto de coleta é a Secretaria de Educação, localizada na Rua Capitão Valdemar de Lima, 202, Centro. O óleo arrecadado será a base do projeto de Sustentabilidade e Reaproveitamento, desenvolvido pela escola com o apoio de estudantes do curso de Engenharia Química da UFC. Para abril, já está prevista oficina de produção de sabão, oferecida aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos da unidade de ensino, bem como para os catadores da comunidade. De acordo com a diretora Edirene Aquino, o sabão será utilizado, inicialmente, na escola. Conforme a qualidade do produto, ele também será destinado à geração de renda para os participantes da iniciativa. Mais informações: 3392 8517. (PL)


MARACANAÚ GANHARÁ A SUA MAIOR PRAÇA, EM FRENTE AO IFCE

Maracanaú receberá, até o final de março, a Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que ficará em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, antigo Cefet, na entrada do bairro Jereissati. Essa será a maior Praça da cidade, com 33.423 m² de área. O novo espaço público, que contará com projeto paisagístico, incluindo bancos, jardins, área de convivência e iluminação especial, terá ainda estacionamento para 162 carros e quatro ônibus, beneficiando, sobretudo, os alunos e professores do IFCE. O investimento total na obra será de R$ 257 mil, com previsão de inauguração no dia 25 deste mês. HOMENAGEM - O Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que dá nome à Praça, foi destacado médico e grande incentivador do uso da tecnologia pela medicina, ocupando importantes cargos e funções na vida pública, como de diretor do Hospital de Messejana, em Fortaleza. Essa unidade de saúde, inclusive, passou a ser denominada “Hospital de Messejana – Dr. Carlos Alberto Studart Gomes”. (OS)


MARACANAÚ GANHARÁ A SUA MAIOR PRAÇA, EM FRENTE AO IFCE

Maracanaú receberá, até o final de março, a Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que ficará em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, antigo Cefet, na entrada do bairro Jereissati. Essa será a maior Praça da cidade, com 33.423 m² de área. O novo espaço público, que contará com projeto paisagístico, incluindo bancos, jardins, área de convivência e iluminação especial, terá ainda estacionamento para 162 carros e quatro ônibus, beneficiando, sobretudo, os alunos e professores do IFCE. O investimento total na obra será de R$ 257 mil, com previsão de inauguração no dia 25 deste mês. HOMENAGEM - O Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que dá nome à Praça, foi destacado médico e grande incentivador do uso da tecnologia pela medicina, ocupando importantes cargos e funções na vida pública, como de diretor do Hospital de Messejana, em Fortaleza. Essa unidade de saúde, inclusive, passou a ser denominada “Hospital de Messejana – Dr. Carlos Alberto Studart Gomes”. (OS)


MICROSOFT OFERECE CAPACITAÇÃO PRESENCIAL E ON-LINE GRATUITA EM TECNOLOGIA PARA ESTUDANTES DE TODO O BRASIL

Em 2009, o programa de treinamento gratuito Students to Business - S2B beneficiou 25 mil jovens brasileiros

A Microsoft Brasil abriu no dia 12/03 inscrições para a edição on-line do programa de capacitação para o mercado de tecnologia - Students to Business - S2B. O objetivo do programa é auxiliar jovens interessados em seguir carreira na área de tecnologia a conquistar boas oportunidades no mercado. O mesmo treinamento está disponível em formato presencial em 20 localidades de todo o Brasil onde estudantes poderão freqüentar aulas em instituições de ensino parceiras ou nos centros de inovação Microsoft. A lista completa das localidades participantes está disponível no site www.programas2b. com.br

"O setor de tecnologia da informação e comunicação cresce quatro vezes acima do PIB no Brasil. Esse é um dos segmentos que mais emprega no País e essa oferta só deve crescer nos próximos anos", comenta Amintas Neto, gerente de plataformas acadêmicas da Microsoft. "Encontrar profissionais capacitados para atuar na área ainda é um desafio para as empresas. Por isso a Microsoft investe em preparar jovens apaixonados por tecnologia para ingressar nesse mercado. Nosso objetivo não é treinar os próximos funcionários da Microsoft, mas, sim, os próximos colegas que vão atuar em todo o segmento", destaca o executivo.

O Students to Business faz parte das iniciativas de Cidadania Corporativa da empresa no país. Os participantes recebem licenças para download gratuito dos softwares utilizados nos treinamentos para dar continuidade prática do conteúdo aprendido utilizando o computador pessoal. A iniciativa também conta com o apoio de empresas que demandam mão de obra especializada e que oferecem oportunidades de emprego ou estágio ao final da capacitação.

O S2B on-line está construído para as áreas de infraestrutura de redes e de desenvolvimento e tem provas para cada um dos temas ao final do curso. Os alunos que tiverem aproveitamento maior que 70% terão certificado on-line e direito de acesso a software Microsoft e inclusão do currículo em portal de vagas.
A inscrição dever ser feita pelo portal do Projeto Students to Business: www.programaS2B. com.br até o dia 4 de abril, para o curso presencial, o prazo para as inscrições se encerra na próxima quarta-feira, dia 17.

Todos os inscritos para a modalidade à distância receberão e-mail com instruções (link de acesso e senha) até o dia 11/4.Os selecionados para o curso presencial darão início à capacitação antes dessa data.

"Basta ser estudante para participar do Students to Business", conta Amintas Neto, gerente geral de programas acadêmicos da Microsoft Brasil "Além de capacitar quem já escolheu seguir carreira em tecnologia, essa é uma oportunidade para jovens que têm interesse pela área, mas ainda não atuaram nesse segmento".

Realizado no Brasil desde 2007, o Students to Business já capacitou somente em 2009, 25 mil estudantes para o mercado. "Conseguimos incluir no Students to Business um processo efetivo de geração de empregos. Sempre que finalizamos uma onda de treinamentos, recebemos retorno de diversos estudantes que foram inseridos no mercado" destaca o executivo

Agenda:
6ª onda de capacitação Microsoft Students to Business
Curso à distância: Infra-estrutura e Desenvolvimento de Sistemas até 04 de abril
Curso Presencial: até 17 de março
Inscrições: pelo site www.programaS2B. com.br

Sobre a Microsoft
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 107 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.

Acesse também:

@microsoftbr
@windowsbr
@officeonlinebr

MARACATU NAÇÃO PITAGUARY INAUGURA BARRACÃO NO BAIRRO DO NOVO ORIENTE

Será inaugurado, no próximo dia 27 de março, no bairro do Novo Oriente, o Barracão do Maracatu Nação Pitaguary. O espaço levará o nome do Prefeito de Maracanaú, Roberto Soares Pessoa, como forma de homenageá-lo pelo empenho em apoiar as manifestações culturais no Município. A programação de inauguração começará, às 13h, com descerramento da placa, apresentação de dança indígena (pajelança), entrega de diplomas a homenageados e uma feijoada que será servida aos convidados. O Maracatu Nação Pitaguary ficará sediado à rua 15, casa 6D, no Novo Oriente. Saiba mais – A agremiação estreou durante o Desfile das Campeãs do Carnaval de Rua de Fortaleza, no dia 20 de fevereiro último, no Acaracuzinho. Agora, a meta é oficializar a participação no Desfile da Avenida Domingos Olímpio, em 2011. Para isso, além da inauguração do barracão, o Maracatu já vem se preparando para colocar na Avenida o enredo “Sou Negro, sou Rei. Sou Negra, sou Rainha. Eu sou Maracanaú, sou Nação Pitaguary”.(MR)

PESSOA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA ÁREA DE LAZER

O prefeito Roberto Pessoa assina amanhã,18, a ordem de serviço para construção de uma nova praça no Conjunto Industrial, às 17 horas. A área de 517,91 m² terá playground, piso podotactil - voltado para os portadores de necessidades especiais, além de rampas aos cadeirantes, tabuleiros de jogos, bancos e projeto paisagístico com jardins. O equipamento será construído entre as ruas 19 e 19A com recursos próprios do Município, num investimento de R$ 42.578,29. A previsão para concluir a obra é de aproximadamente 65 dias. Saiba mais – Para oferecer mais segurança e lazer aos maracanauenses, várias praças foram construídas nos últimos anos, como dom Hélder Câmara, no Novo Oriente; Paulo Calú, Mucunã; Valdemar de Alcântara, no Centro; Pitaguary, na Reserva Indígena; Praça na Vila da Paz; Praça do Olho d´Água; Delegado Cid Júnior e Feliz Idade, no Industrial; Praça do Maracananzinho, bem como total reconstituição da praça Almir Dutra, no Centro. Outro investimento importante foi a construção de mais de 60 alamedas, que transformaram becos escuros em locais de convivência da comunidade. (EL)

PREFEITO PARTICIPA DAS HOMENAGENS AO PADROEIRO DO MUNICÍPIO, SÃO JOSÉ

O prefeito Roberto Pessoa participará da programação da Igreja Matriz de Maracanaú alusiva ao Dia do Padroeiro do Município e do Ceará, São José, que transcorre na próxima sexta-feira, 19 de março. Um dia antes, nesta quinta-feira, 18, a partir das 20h30min, o Prefeito prestigiará o Leilão que sempre acontece após o Novenário. No dia comemorativo, será celebrada uma Missa, às 7 horas. A partir das 17 horas, será realizada a tradicional procissão pelas principais ruas do Centro, saindo da Igreja Matriz. Roberto Pessoa confirmou presença na caminhada, que retornará ao ponto inicial para realização de uma Missa Campal, encerrando os festejos de São José em Maracanaú.(MR)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Fique Sabendo...

PREFEITO PARTICIPA DAS HOMENAGENS AO PADROEIRO DO MUNICÍPIO, SÃO JOSÉ

O prefeito Roberto Pessoa participará da programação da Igreja Matriz de Maracanaú alusiva ao Dia do Padroeiro do Município e do Ceará, São José, que transcorre na próxima sexta-feira, 19 de março. Um dia antes, nesta quinta-feira, 18, a partir das 20h30min, o Prefeito prestigiará o Leilão que sempre acontece após o Novenário. No dia comemorativo, será celebrada uma Missa, às 7 horas. A partir das 17 horas, será realizada a tradicional procissão pelas principais ruas do Centro, saindo da Igreja Matriz. Roberto Pessoa confirmou presença na caminhada, que retornará ao ponto inicial para realização de uma Missa Campal, encerrando os festejos de São José em Maracanaú.(MR)


PESSOA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA ÁREA DE LAZER

O prefeito Roberto Pessoa assina amanhã,18, a ordem de serviço para construção de uma nova praça no Conjunto Industrial, às 17 horas. A área de 517,91 m² terá playground, piso podotactil - voltado para os portadores de necessidades especiais, além de rampas aos cadeirantes, tabuleiros de jogos, bancos e projeto paisagístico com jardins. O equipamento será construído entre as ruas 19 e 19A com recursos próprios do Município, num investimento de R$ 42.578,29. A previsão para concluir a obra é de aproximadamente 65 dias. Saiba mais – Para oferecer mais segurança e lazer aos maracanauenses, várias praças foram construídas nos últimos anos, como dom Hélder Câmara, no Novo Oriente; Paulo Calú, Mucunã; Valdemar de Alcântara, no Centro; Pitaguary, na Reserva Indígena; Praça na Vila da Paz; Praça do Olho d´Água; Delegado Cid Júnior e Feliz Idade, no Industrial; Praça do Maracananzinho, bem como total reconstituição da praça Almir Dutra, no Centro. Outro investimento importante foi a construção de mais de 60 alamedas, que transformaram becos escuros em locais de convivência da comunidade. (EL)


MARACATU NAÇÃO PITAGUARY INAUGURA BARRACÃO NO BAIRRO DO NOVO ORIENTE


Será inaugurado, no próximo dia 27 de março, no bairro do Novo Oriente, o Barracão do Maracatu Nação Pitaguary. O espaço levará o nome do Prefeito de Maracanaú, Roberto Soares Pessoa, como forma de homenageá-lo pelo empenho em apoiar as manifestações culturais no Município. A programação de inauguração começará, às 13h, com descerramento da placa, apresentação de dança indígena (pajelança), entrega de diplomas a homenageados e uma feijoada que será servida aos convidados. O Maracatu Nação Pitaguary ficará sediado à rua 15, casa 6D, no Novo Oriente. Saiba mais – A agremiação estreou durante o Desfile das Campeãs do Carnaval de Rua de Fortaleza, no dia 20 de fevereiro último, no Acaracuzinho. Agora, a meta é oficializar a participação no Desfile da Avenida Domingos Olímpio, em 2011. Para isso, além da inauguração do barracão, o Maracatu já vem se preparando para colocar na Avenida o enredo “Sou Negro, sou Rei. Sou Negra, sou Rainha. Eu sou Maracanaú, sou Nação Pitaguary”.(MR)

PRAZO DE PAGAMENTO DA COTA ÚNICA OU PRIMEIRA PARCELA DO IPTU É AMPLIADO

A Prefeitura de Maracanaú prorrogou, do dia 15 de março para 31 de março, o vencimento da cota única do IPTU com desconto de 20% e também da primeira parcela para quem optou por dividir a quitação do tributo. Segundo a Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças – Sefin, a medida visa dar um tempo maior para os contribuintes pagarem o IPTU, tendo em vista que houve problemas na distribuição e postagem dos boletos. A data para pagamento das demais parcelas, no entanto, não foi alterada, tendo vencimento no dia 15 de cada mês. O imposto pode ser dividido em até dez vezes, desde que o valor não seja inferior a R$ 20 por mês. (OS)

PREFEITURA COLOCA O “CAMISINHA CARD” À DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE

A Prefeitura de Maracanaú implantou o mais novo programa de prevenção à saúde dos jovens e adolescentes, o Camisinha Card. Trata-se de um cartão que facilita o acesso ao preservativo, contribuindo para a reduzir a contaminação pelo vírus HIV, e que está disponível em todos os postos de saúde do Município. Para garantir sua eficácia, a iniciativa conta com a participação de técnicos capacitados e habilitados pelos programas municipais de DST/Aids e de Atenção à Saúde dos Adolescentes e Jovens – PROSAJ. Esses técnicos orientam os usuários quanto ao uso seguro da camisinha por meio de palestras e cursos. A validade do Camisinha Card é de 12 meses, após o recebimento da primeira remessa de preservativos. Atualmente, o programa é executado também no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará, IFCE, em Maracanaú.(ST)

MUNICÍPIO ELEVA EM QUASE 800% VOLUME ANUAL DE INVESTIMENTOS

A Prefeitura de Maracanaú elevou o volume anual de investimentos em 797%, de R$ 3,7 milhões em 2005 para R$ 33,5 milhões em 2009. O resultado está no documento Resultado da Gestão Fiscal – 3º Quadrimestre de 2009, elaborado pela Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças e disponível no Portal da Prefeitura na Internet – www.maracanau.ce.gov.br, clicando no link Transparência Pública. Esses recursos foram revertidos em benefícios reais para a população, como na melhoria da educação, por meio da construção das escolas Narciso Pessoa de Araújo, no Maracananzinho e das unidades de ensino Alto Alegre e Alto da Mangueira, que estão em fase de conclusão. Também foram aplicados na saúde, como na construção de quatros novos postos de saúde nos bairros Maracananzinho, Cidade Nova, Jarí e Alto Alegre I, e na reforma do Hospital Municipal. Os investimentos também foram destinados à infraestrutura, por meio da construção de mais de 60 alamedas, 10 praças e na implantação de 380 mil m² de calçamentos e 500 mil m² de asfalto, entre 2005 e 2009, envolvendo recursos da ordem de R$ 7 milhões. (OS)

terça-feira, 16 de março de 2010

Fique Sabendo em Maracanaú...

MUNICÍPIO ELEVA EM QUASE 800% VOLUME ANUAL DE INVESTIMENTOS

A Prefeitura de Maracanaú elevou o volume anual de investimentos em 797%, de R$ 3,7 milhões em 2005 para R$ 33,5 milhões em 2009. O resultado está no documento Resultado da Gestão Fiscal – 3º Quadrimestre de 2009, elaborado pela Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças e disponível no Portal da Prefeitura na Internet – www.maracanau.ce.gov.br, clicando no link Transparência Pública. Esses recursos foram revertidos em benefícios reais para a população, como na melhoria da educação, por meio da construção das escolas Narciso Pessoa de Araújo, no Maracananzinho e das unidades de ensino Alto Alegre e Alto da Mangueira, que estão em fase de conclusão. Também foram aplicados na saúde, como na construção de quatros novos postos de saúde nos bairros Maracananzinho, Cidade Nova, Jarí e Alto Alegre I, e na reforma do Hospital Municipal. Os investimentos também foram destinados à infraestrutura, por meio da construção de mais de 60 alamedas, 10 praças e na implantação de 380 mil m² de calçamentos e 500 mil m² de asfalto, entre 2005 e 2009, envolvendo recursos da ordem de R$ 7 milhões. (OS)


SE LIGA NO TRABALHO INSCREVE MAIS DE 700 JOVENS DO MUNICÍPIO

Mais de 700 jovens estão pré-inscritos no Projeto de Qualificação e Certificação Profissional – Se Liga no Trabalho, em Maracanaú. Para preencher as cerca de 700 vagas ofertadas, eles passarão por um teste e serão colocados nos telecentros e escolas estaduais mais perto de casa. Os participantes do programa são estudantes de escolas públicas, entre os 16 e 18 anos, que farão cursos gratuitos, nas áreas administrativa e de informática. Alguns poderão ser cursados online, outros semi-presenciais e presenciais. Além disso, se o aluno tiver conhecimento técnico, fará alguns testes e receberá o certificado. O projeto de Qualificação e Certificação Profissional é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo da Prefeitura de Maracanaú, com patrocínio do Instituto HSBC Solidariedade, desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – IDEAR.(MR)


PREFEITURA COLOCA O “CAMISINHA CARD” À DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE

A Prefeitura de Maracanaú implantou o mais novo programa de prevenção à saúde dos jovens e adolescentes, o Camisinha Card. Trata-se de um cartão que facilita o acesso ao preservativo, contribuindo para a reduzir a contaminação pelo vírus HIV, e que está disponível em todos os postos de saúde do Município. Para garantir sua eficácia, a iniciativa conta com a participação de técnicos capacitados e habilitados pelos programas municipais de DST/Aids e de Atenção à Saúde dos Adolescentes e Jovens – PROSAJ. Esses técnicos orientam os usuários quanto ao uso seguro da camisinha por meio de palestras e cursos. A validade do Camisinha Card é de 12 meses, após o recebimento da primeira remessa de preservativos. Atualmente, o programa é executado também no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará, IFCE, em Maracanaú.(ST)

PRAZO DE PAGAMENTO DA COTA ÚNICA OU PRIMEIRA PARCELA DO IPTU É AMPLIADO

A Prefeitura de Maracanaú prorrogou, do dia 15 de março para 31 de março, o vencimento da cota única do IPTU com desconto de 20% e também da primeira parcela para quem optou por dividir a quitação do tributo. Segundo a Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças – Sefin, a medida visa dar um tempo maior para os contribuintes pagarem o IPTU, tendo em vista que houve problemas na distribuição e postagem dos boletos. A data para pagamento das demais parcelas, no entanto, não foi alterada, tendo vencimento no dia 15 de cada mês. O imposto pode ser dividido em até dez vezes, desde que o valor não seja inferior a R$ 20 por mês. (OS)

sábado, 13 de março de 2010

ALFABETIZADORAS CAMPEÃS RECEBEM HOMENAGEM HOJE

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Maracanaú vai prestar homenagem a 32 professoras do Município. Elas, em especial, conseguiram alfabetizar mais de 90% de suas turmas de 1° ano durante 2009. A meta é ousada, uma vez que os índices de alfabetização considerados aceitáveis chegam em torno de 75%. Além da solenidade, que contará com exposições das produções das turmas e números culturais, as professoras também recebem bonificação financeira. Desde janeiro, cada educadora tem 10% de aumento em seu salário base durante todo 2010. A solenidade acontecerá às 15 horas, na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, localizada na Rua Capitão Valdemar de Lima, 202, Centro. (PL)

PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI APOIAR CONSTRUÇÃO DAS CASAS

A Prefeitura de Maracanaú apoiará a construção das 672 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, nos bairros Jaçanau e Tijuca, garantindo toda a infraestrutura urbana, como pavimentação das vias e iluminação pública. Conforme o prefeito Roberto Pessoa, já existe água, energia elétrica e transporte público no local onde ficarão os residenciais Virgílio Távora I, II e III, que é próximo da reserva florestal Fazenda Raposa, na CE-065. Esses empreendimentos, que devem estar concluídos em 12 meses, beneficiarão famílias com renda de até R$ 1.395,00. O valor de cada unidade será de R$ 45 mil, financiado diretamente pela Caixa no prazo de dez anos, com subsídio do Governo Federal e prestações mensais variando entre R$ 50 e R$ 150. CADASTRO - A Coordenadoria de Habitação da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano do Município já concluiu o cadastramento de 6.183 maracanauenses aptos a participar do Minha Casa, Minha Vida. Além dos três residenciais Virgílio Távora, a Prefeitura tem a expectativa de que mais dois empreendimentos comecem a ser construídos em 2010. (OS)

sexta-feira, 12 de março de 2010

MARACANAÚ EXPORTA MAIS DE US$ 16 MILHÕES ATÉ FEVEREIRO

As exportações de Maracanaú somaram US$ 16,2 milhões no acumulado dos dois primeiros meses de 2010 – janeiro e fevereiro. Os principais produtos remetidos ao Exterior foram os tecidos, couros, equipamentos e eletrodomésticos para cozinha, granitos e ceras vegetais. Os principais países compradores dos produtos maracanauenses foram a Argentina, que importou US$ 3,9 milhões do Município, seguida de Estados Unidos, com US$ 1,7 milhão, e China, com US$ 1,1 milhão. (OS)

quinta-feira, 11 de março de 2010

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO TERMINAM 6ª Mais de 530 jovens já se inscreveram no Projeto de Qualificação e Certificação Profissional – Se Liga no Trabalho. O prazo prossegue até a próxima sexta-feira, dia 12 de março. O interessado pode se inscrever em um dos 33 telecentros do Município, na Casa do Empreendedor, na Regional da Pajuçara ou no endereço eletrônico www.idear.org.br. Serão aceitas inscrições de jovens a partir de 18 anos, residentes em Maracanaú. Caso haja mais vagas, poderão efetuar a inscrição os de idade a partir dos 16 anos. Os requisitos são ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os cursos são gratuitos, nas áreas administrativa e de informática. Além disso, se o aluno tiver conhecimento técnico, fará alguns testes e receberá a certificação. No decorrer dos cursos acontecerão duas ações ecológicas. Ao final do mês de abril, serão plantadas 700 mudas na Lagoa do Mingau, no Conjunto Industrial, e outras 700, ao final do mês de junho, na Fazenda Raposa. (MR

MARACANAÚ POSSUI UM BANCO DE 120 MIL MUDAS DE ÁRVORES O Município, nos próximos anos, será muito mais verde. Esta é a expectativa do secretário de Meio Ambiente, Marcos Vieira, manifestada durante a entrega de 5 mil mudas das 50 mil previstas, pela Gerdau, através da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, na tarde dessa terça-feira, 9. Segundo ele, o Município possui um banco de 120 mil mudas de árvores. A meta prevista no Protocolo de Maracanaú é a plantação de 500 mil árvores até 2012. O vice-prefeito, Firmo Camurça, na ocasião, informou que, após o início do inverno, será priorizada a arborização dos bairros próximos às indústrias e áreas de convivência da população. O projeto de arborização envolverá espaços públicos como a lateral da linha férrea na rua 20 e a praça ao lado do Palácio do Jenipapeiro, no bairro Novo Maracanaú; ao longo do Riacho Maracanaú e em áreas verdes localizadas na rua 1, no Novo Oriente; na lateral da linha-férrea, na Vila da Paz, e no viaduto que liga o Clube da Parceria ao Alto Alegre. A Prefeitura espera receber mais 50 mil mudas por meio do TAC assinado com a Cagece. O projeto de arborização de Maracanaú inclui, ainda, o apadrinhamento das mudas como forma de integrar a comunidade às ações da Prefeitura voltadas para a preservação do Meio Ambiente.(EL)

MAIS DE 2 MIL JOVENS INSCRITOS PARA SELEÇÃO NO PROJOVEM TRABALHADOR Um total de 2500 jovens, de 18 a 29 anos, se inscreveu no Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã, em Maracanaú. O balanço final foi divulgado hoje, 10, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do Município. O Governo Federal disponibilizou mil vagas para Maracanaú. Agora, os candidatos passarão por um processo seletivo. A divulgação dos aprovados ocorrerá no próximo dia 23 de março. O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã prepara o jovem para o mercado de trabalho, em busca do primeiro emprego formal, qualificando-o ainda para ocupações alternativas geradoras de renda. Os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 100, durante seis meses. A meta mínima e obrigatória é de inserir 30% dos participantes no mercado de trabalho, sendo que aqueles que não conseguirem emprego serão direcionados ao Sine. Mais informações pelo telefone 3401.8001. (MR)

terça-feira, 9 de março de 2010

PREFEITO E CONVIDADAS FAZEM VISITA AO HOSPITAL DA MULHER

Maracanaú dá continuidade, por toda esta semana, às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março Na manhã de hoje, 9, cerca de 150 mulheres maracanauenses acompanharam o prefeito Roberto Pessoa em uma visita ao Hospital da Mulher, que já está com 90% das obras concluídas. A nova unidade terá capacidade para atender toda a população feminina do Município e cidades vizinhas, tornando-se referência para o Estado do Ceará. O Hospital da Mulher oferecerá centro cirúrgico, salas de partos humanizados, além de maternidade e neonatologia. Ainda na Semana da Mulher, na área de saúde, o Posto do Conjunto Industrial realizará amanhã, 10, a partir das 8h30min, vasta programação, que inclui palestras, exibição de vídeos educativos, bem como prevenção ao câncer de colo de útero e mama.

quarta-feira, 3 de março de 2010

linda mesmo

 
Subir