Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

HOSPITAL COMEMORA A SEMANA DA ENFERMAGEM

Maracanaú comemora, nestas quinta e sexta-feiras, 27 e 28, a Semana da Enfermagem, no Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda. A solenidade acontece, a partir das 9 horas, com várias atividades, que incluem a Conferência Magna com a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Ceará, Samya Coutinho de Oliveira, e a Mostra sobre Florence Nightingale, precursora da profissão de enfermagem, na passagem dos seus 100 anos. Na próxima sexta-feira, às 9 horas, no auditório do Hospital Municipal, haverá apresentações de trabalhos científicos e palestras sobre a “Importância da Enfermagem na Pesquisa”, “O Poder do Cuidado” e “O cuidado e a tecnologia”. (EL)

UM MÊS DESTINADO À INCLUSÃO DO MEIO AMBIENTE NA VIDA DOS MARACANAUENSES

O lançamento da Agenda 21 e do Programa “Lixo Zero, Saúde Mil” será destaque na programação do Junho Ambiental de Maracanaú. O evento será realizado de 1º a 30 do próximo mês, com a presença do secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, e do especialista em Educação Ambiental, Genebaldo Freire. Aproveitando a grande movimentação popular, a Secretaria de Meio Ambiente instalará um estande dentro da cidade cenográfica que será montada no VI São João de Maracanaú, que ocorrerá de 8 a 27 do próximo mês. Durante o Junho Ambiental, serão realizadas atividades como passeio ciclístico, blitze ecológicas e distribuição de sacolinhas de lixo para carro em diversos pontos da cidade, no objetivo de sensibilizar a população sobre os problemas ambientais do Município. Serão discutidas, ainda, ações para a diminuição do impacto ambiental e formas de se ter uma vida integrada ao meio ambiente. (JF)

CIDADE CENOGRÁFICA DO VI SÃO JOÃO COMEÇA A SER MONTADA NA AVENIDA I

A Cidade Cenográfica começa a tomar forma na Avenida I, no Jereissati, onde acontecerá o VI São João de Maracanaú, de 8 a 27 de junho próximo. Os shows e os festivais de quadrilhas serão realizados na 1ª semana. A Cidade Cenográfica ficará abertas todos os dias. O público é estimado em 600 mil pessoas nos 20 dias dos festejos juninos e contará com uma infraestrutura com dois palcos, camarotes, barracas com comidas típicas, Cidade Cenográfica, Parque de Diversões e Quadrilhódromo. Sucesso de público em 2009, a Cidade Cenográfica resgatá o clima de Interior, este ano, com 26 réplicas de casas do sertão, fazendinha com animais de pequeno porte e uma fogueira de 15 metros. Os visitantes poderão ainda conferir apresentações de teatro e dança. Os palcos principais receberão atrações musicais de renome nacional, como o Forró do Muído, Aviões do Forró, Solteirões, Magníficos e Limão com Mel. Serão promovidos o XXIV Festival de Quadrilhas Juninas de Maracanaú, com 25 grupos, e a I Mostra de Quadrilhas Infantis de Maracanaú, com 14 concorrentes. O VI São João de Maracanaú terá a realização da Prefeitura com recursos do Ministério do Turismo e da iniciativa privada, via Lei Rouanet. (MR)

terça-feira, 25 de maio de 2010

ANÁLISE TÉCNICA DO PLANO DIRETOR ESTÁ EM FASE FINAL

Planejar uma cidade de forma organizada. Este é o objetivo do Plano Diretor Participativo de Maracanaú – PDP, que está em fase de análise técnica e, em julho, será discutido junto à comunidade. Nesta primeira etapa, a Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano reuniu dados sociais, geográficos e urbanísticos do Município. No segundo momento, serão realizados fóruns para discutir com a sociedade as prioridades em Maracanaú. O Plano é um trabalho que visa orientar o atual gestor e os próximos a organizar a cidade, pensando no agora e no futuro, realizando ações voltadas para habitação, transporte, saneamento, saúde, educação, meio ambiente, emprego e renda. A população poderá obter mais informações sobre o Plano Diretor pelo telefone 3521 6536 ou no site da Prefeitura http://www.maracanau.ce.gov.br/plano-diretor-participativo.html. (EL)

SÃO JOÃO DE MARACANAÚ COMEÇA NO DIA 8 DE JUNHO

Maracanaú inicia os preparativos para o tradicional São João, que chega, este ano, a sua 7ª edição. Durante o período de 8 a 27 junho, com uma infraestrutura especial, o Município será palco de atrações nacionais e regionais. A Cidade cenográfica será novamente montada com réplicas de casas do sertão, coreto, igrejinha, engenho, casa de farinha e fazendinha. Nesse clima junino, os maracanauenses e visitantes assistirão os XXIV Festival de Quadrilhas de Maracanaú e o IV Festival de Quadrilhas Infantis. Guardas Municipais, policiais militares e profissionais particulares garantirão a segurança, reforçada por câmeras que integram o sistema de vídeo monitoramento. O VII São João de Maracanaú terá dois palcos, quadrilhódromo e telões para a transmissão dos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo. (EL)

MARACANAUENSES PARTICIPAM DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nesta terça-feira, os professores que têm interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa vão participar de uma formação, na escola Narciso Pessoa de Araújo, Maracananzinho. O encontro será realizado em dois turnos: pela manhã, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Eles serão orientados a trabalhar o gênero memória com os estudantes do 5° ao 9° ano. Noutras formações, os inscritos terão a oportunidade de obter mais informações sobre artigo de opinião, crônica e poema, outros gêneros que serão abordados a partir do tema central "O lugar onde vivo". Além de sugestões didáticas, os educadores que se inscrevem para a Olimpíada recebem kits de trabalho, vindos do MEC. Estas ações funcionam como preparativos para a produção dos textos, que devem ser feitos até o dia 18 de agosto. No momento, 30 escolas municipais participam deste concurso. As inscrições se encerram no dia 14 de junho. O professor interessado pode inscrever sua turma, mesmo não lecionando Língua Portuguesa. (PL)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

MUNICÍPIO LANÇA 0800 DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A população de Maracanaú já pode ligar para o 0800 de iluminação pública. O benefício vai gerar uma maior agilidade no encaminhamento de soluções para os serviços solicitados pela população, que terá à disposição para suas ligações, gratuitamente, o número 0800 727 7173. A Prefeitura vai gerir a manutenção e a ampliação do parque de iluminação pública da cidade, por meio da empresa Cite Luz, contratada por Licitação. A medida vai, ainda, trazer economia aos cofres públicos, tendo em vista que, a partir de agora, a tarifa a ser paga pelo Município por esses serviços estará mais barata. Desde o início da gestão Roberto Pessoa, em janeiro de 2005, que investimentos têm sido feitos na iluminação pública como forma de garantir mais segurança para o cidadão e inibir a criminalidade. (EL)

PREFEITURA DISPONIBILIZA LISTA DE TÉCNICOS E EMPRESAS APTOS A REALIZAR ESTUDOS AMBIENTAIS

O Município, por meio da Secretaria do Meio Ambiente- Semam, está disponibilizando para consulta, na Internet, a lista de técnicos e empresas aptos em realizar estudos ambientais junto à Prefeitura. Maracanaú tem estabelecido o Cadastro Técnico Ambiental, que funciona como um banco de dados para que os empreendedores, que estão instalando negócios na Cidade, consultem antes de contratar os profissionais. São engenheiros, arquitetos, especialista em economia doméstica, geólogo, técnico em gestão ambiental, entre outros, que deverão ser habilitados para elaboração de estudos ambientais, de acordo com suas áreas de atuação. A lista tem atualização quinzenal e pode ser conferida no site da Secretaria do Meio Ambiente de Maracanaú, acessando o Portal da Prefeitura no www.maracanau.ce.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3521.5140. (MR)

MARACANAÚ EXPORTA MAIS DE US$ 38 MILHÕES ATÉ ABRIL

As exportações de Maracanaú somaram US$ 38,6 milhões de janeiro a abril de 2010, segundo os dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. A corrente de comércio - exportações mais importações – somaram US$ 87,8 milhões no primeiro quadrimestre deste ano. Os produtos mais vendidos pelas companhias maracanauenses foram couros, tecidos, equipamentos para cozinha, peças para veículos e móveis. Os principais países compradores das mercadorias maracanauenses são Argentina, com US$ 7,9 milhões, Estados Unidos, com US$ 3,6 milhões, e Holanda, com US$ 2,6 milhões. China, México, Noruega, Itália e Bolívia também apareceram em destaque como parceiros comerciais do Município. (OS)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MARACANAÚ PARTICIPA DO DIA “D” CONTRA A LUTA ANTIMANICOMIAL

Maracanaú participará do Dia da Luta Antimanicomial com uma ação pública realizada pelos trabalhadores em Saúde Mental, na Praça Almir Dutra, no próximo 18 de maio, às 9 horas. “Transtorno Mental tem tratamento e preconceito tem cura” é o lema da campanha, que foi criada por um dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Maracanaú. Durante toda esta semana, de 10 a 14 de maio, profissionais que compõem as equipes técnicas dos Centros de Atenção Psicossocial de Maracanaú – CAPS geral e CAPS Álcool e Drogas estarão diariamente, na Rádio Pitaguary, a partir de 11 horas, falando sobre diversos temas. Entre os assuntos abordados, estão: Ansiedade – normal ou patológico?; Atenção Psicossocial dirigida a usuários de álcool e outras drogas – o CAPS AD de Maracanaú; A Participação da Família no tratamento em Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial – uma história de lutas, vitórias e desafios”. (EL)

AUTOFRIO INICIA INSTALAÇÃO DE SUA FÁBRICA NO MUNICÍPIO

A empresa Nordestina Indústria, Comércio e Serviço de Equipamentos para Refrigeração – Autofrio iniciou a construção de sua nova fábrica no Distrito Industrial I – DIF I, em Maracanaú. A unidade, especializada na produção de câmaras frigorificas e equipamentos para cozinhas industriais, vai investir R$ 4 milhões e gerar 51 empregos diretos na Cidade. A Prefeitura trouxe esse investimento privado e está apoiando a instalação dele por meio do seu Programa de Atração de Empresas. O Município cedeu o terreno de 13.400 m² onde será instalada a Autofrio e irá conceder incentivos fiscais, de acordo com a legislação municipal. Em contrapartida, a empresa tem que oferecer 80% dos empregos de seu quadro funcional para pessoas domiciliadas em Maracanaú e, desse percentual, pelo menos 50% deverão ser jovens entre 18 e 29 anos. (OS)


JUNHO AMBIENTAL MOBILIZARÁ A POPULAÇÃO DURANTE UM MÊS

Os lançamentos da Agenda 21 Local e do Programa “ Lixo Zero, Saúde Mil” serão alguns dos destaques da programação do Junho Ambiental, que será realizado de 1° a 30 do próximo mês, em Maracanaú. A expectativa é reunir milhares de pessoas com atividades em diversos pontos da Cidade, em especial, no VI São João de Maracanaú. O Junho Ambiental terá também desfile ecológico, mesas redondas, mini-cursos, passeio ciclístico, blitze ecológicas, realização de cursos no Projeto Ecoar e estande ambiental. Desde a criação da Secretaria, em 2005, o tema Meio Ambiente evoluiu de ações isoladas para grandes transformações em Maracanaú. A construção de uma cultura ecológica ganhou uma dimensão de política pública rumo a um desenvolvimento sintonizado com a preservação dos recursos naturais. Dentre as conquistas no setor, efetivadas pela atual gestão, citamos a criação da Secretaria do Meio Ambiente, implantação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA e do Fundo Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA; realização de Conferências Municipais, implementação do Protocolo de Maracanaú e a promoção de atividades voltadas para educação ambiental.(MR)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR COMEÇAM NO MÊS DE JUNHO

A partir do mês de junho, os maracanauenses estarão participando da leitura comunitária do Plano Diretor Participativo, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano do Município. As leituras acontecerão por Área de Desenvolvimento Local – ADL mais o Distrito Industrial, num total de sete oficinas. Os encontros deverão ocorrer aos sábados, no período da tarde. Por meio do Plano Diretor, a população poderá debater e orientar o atual gestor e os próximos a organizar a cidade pensando no agora e no futuro, realizando ações voltadas para habitação, transporte, saneamento, saúde, educação, meio ambiente, emprego e renda. A população poderá obter mais informações sobre o Plano Diretor Participativo pelo telefone 3521 6536 ou no site da Prefeitura http://www.maracanau.ce.gov.br/plano-diretor-participativo.html. (EL)

AÇÕES DA OPERAÇÃO SILÊNCIO REDUZEM OCORRÊNCIAS EM 65%

A “Operação Silêncio” em Maracanaú tem saldo positivo, após um ano de atividades, com a redução de 65% das ocorrências. O Município foi pioneiro no Estado do Ceará na implantação da iniciativa, que, agora, já foi estendida a 15 cidades - 5 delas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza. A Capital registrou 5. 293 notificações, seguida por Caucaia com 717, Maracanaú com 419, Aquiraz 132 e Eusébio, com 88. O objetivo da Operação Silêncio é reduzir a poluição sonora, além de educar quanto à forma correta de utilização do espaço público, conforme explicações do comandante da Guarda Municipal, Coronel Castelo. Durante a operação em Maracanaú, participaram cerca de 80 pessoas entre representantes do Demutran, das Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Conselho Tutelar de Maracanaú, além de órgãos do Governo Estadual, como Semace, Detran e Polícia Militar. (EL)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PREFEITURA APÓIA PALESTRA DO BNDES SOBRE LINHAS DE CRÉDITOS PARA EMPRESÁRIOS LOCAIS

A Prefeitura de Maracanaú está apoiando a realização da palestra “O BNDES Mais Perto de Você”, que aconteceu ontem, 5, tendo inicio as 16 horas, no auditório do Senai Maracanaú - Pajuçara. Será uma oportunidade dos empresários do Município, em especial os micro e pequenos, conhecerem as linhas de financiamento do Banco e as formas de acesso ao crédito para modernizar e expandir os seus negócios. Uma equipe técnica do BNDES e da FIEC estará presente para tirar todas as dúvidas e orientar o empresariado sobre como encaminhar o pedido de apoio financeiro, por exemplo, para compra de equipamentos. O apoio institucional do Município é mais uma iniciativa para revitalizar o Distrito Industrial e expandir o setor comercial na Cidade, gerando emprego e renda. De 2005 a 2009, durante a gestão do prefeito Roberto Pessoa, um total de 128 companhias de diversos setores, que representaram R$ 879,4 milhões em investimentos privados e a geração de 13,8 mil novos empregos, chegou à Cidade. Essas companhias foram trazidas ao Município pelo Programa de Atração de Empresas da Prefeitura. (MR)

MUNICÍPIO VOLTA A DEBATER AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA EM MARACANAÚ

O Gabinete de Gestão Integrada de Maracanaú – GGIM voltou a discutir formas para combater a violência no Município. Durante reunião, na manhã de ontem, 5, na sede da Guarda Municipal, foram apresentados projetos que deverão ser implantados, em especial no Distrito de Pajuçara. Entre eles, estão os de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável, Mulheres da Paz, Bolsa Formação e o Projeto de Guarda Mirim. Essas propostas aguardam apenas a abertura do Sistema de Convênios – Siconv, do Governo Federal, para o devido encaminhamento. Na oportunidade, também foram debatidos o Plano Municipal de Segurança Pública, o relatório de Ocorrências Policiais em Maracanaú e o Território de Paz, em Pajuçara. O GGIM é composto por representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Maracanaú e demais órgãos que compõem a Segurança Pública do Estado. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de julho, em local e horários que serão anunciados posteriormente. (EL)

MARACANAÚ REALIZA ABRAÇO SIMBÓLICO À CASA DE RODOLFO TEÓFILO, NO SÁBADO

Comemorando os 157 anos do nascimento do farmacêutico, historiador e escritor Rodolfo Teófilo, a Fundação de Cultura de Maracanaú – Funcult, em parceria com a Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú – Sopoema, promoverá, no próximo sábado, a partir das 8 horas, o “VIII Abraço à Casa de Rodolfo Teófilo”. A manifestação tem como objetivo mobilizar a comunidade local para a importância histórica e cultural de Rodolfo Teófilo e buscar uma maior sensibilização junto aos poderes públicos para que a figura do escritor não seja esquecida. O abraço coletivo à casa, na qual ele morou no distrito de Pajuçara, contará com apresentações das Bandas Butterfly e No Way Back, dos grupos de teatro Gama e Shubaca, da Orquestra de Cordas da Pajuçara, além de cordelistas, cantores e compositores locais. A casa de Rodolfo Teófilo fica localizada no Alto da Bonança – Pajuçara, na rua Petrônio Portela, próximo à Escola Professor Antônio Albuquerque. (AF)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MUNICÍPIO LANÇA PROGRAMA EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE

No próximo dia 7, às 8h30min, no Centro Cultural Dorian Sampaio, Maracanaú lança o programa Educação pelo Trabalho na Saúde. O objetivo é contribuir para a qualificação dos serviços da atenção básica e proporcionar a inserção dos alunos no cotidiano de saúde na comunidade. O Programa é uma parceria entre a Prefeitura de Maracanaú e a Universidade Estadual do Ceará- UECE, por meio do Ministério da Saúde, para alunos dos seguintes cursos: medicina, enfermagem, serviço social, educação física, psicologia, nutrição e ciências biológicas.(ST)

PREFEITURA DIVULGA RESULTADO DO PRÉ-VEST

A Prefeitura está divulgando a lista dos aprovados do Pré-Vest Jovem – O Pré-Vestibular da Prefeitura de Maracanaú. O processo de confirmação da matrícula cumpre o seguinte calendário: dia 10, a partir das 18 horas, na Escola Róseo Landim, na Mucunã, e Escola Valdenia Acelino, no Siqueira. No dia 11, também a partir das 18 horas, a matrícula pode ser feita nas Escolas Genciano Guerreiro de Brito, no Jereissati, e Maria Pereira, na Pajuçara. Para efetivar a matrícula, serão necessários a cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio e uma foto 3x4. Durante a aula inaugural, que terá a data marcada, em breve, os jovens poderão tirar todas as dúvidas sobre o Pré-Vestibular. A lista dos aprovados pode ser conferida no Portal da Prefeitura: www.maracanau.ce.gov.br. Mais informações 3521.6511. (PC)

FIRMO CAMURÇA PARTICIPA DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DO CEO E POLICLÍNICA

O vice-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, participau ontem, 4 de maio, da assinatura da ordem de serviço do Centro de Especialidades Odontológicas e da Políclínica Estaduais de Maracanaú.Na Praça Valdemar de Alcântara – Centro, com a presença do governador Cid Gomes. A Policlínica e o CEO terão investimento de R$ 12 milhões e atenderão moradores do Município e Região com serviços especializados de saúde. No CEO, a população receberá assistência em saúde bucal, com serviços de ortodontia, periodontia, endodontia, cirurgias, próteses, incluindo também diagnóstico do câncer de boca. Na Policlínica, serão disponibilizadas 13 especialidades médicas e exames. Os dois equipamentos vão se juntar aos serviços municipais consolidados na atual gestão. A população já conta com o Centro de Especialidades Odontológicas, que foi ampliado e reestruturado; o Centro de Especialidades Médicas, que implantou, inclusive, um serviço especial em HIV/AIDS, além de três postos de saúde abertos no terceiro turno. Em Maracanaú, funcionam também duas farmácias populares e o PSF dispõe de 51 equipes, que cobrem 94% do Município, e foi escolhido, em 2007, como um dos três melhores do Brasil. Nos próximos meses, a Prefeitura também garantirá o atendimento exclusivo às maracanauenses com a inauguração do Hospital da Mulher.(MR)

terça-feira, 4 de maio de 2010

DECISÃO DO CAMPEONATO MUNICIPAL

No início do mês de maio, o futebol conheceu vários campeões em diversas partes do país. Em Maracanaú, não foi diferente. No sábado, dia primeiro, foram conhecidos os ganhadores da Segunda Divisão, edição 2009. Nos aspirantes, o Hortão derrotou o Cearazinho por 3 a 1 e ficou com o título. Já na categoria principal, o Fernebak venceu o Flamenguinho do Luzardo Viana por 1 a 0, conquistando o certame. Na ocasião, a Prefeitura de Maracanaú inaugurou o sistema de iluminação do Campo do Serrano, na Mucunã, local da disputa. (RW)

INSCRIÇÕES PARA MULTIPLICADOR AMBIENTAL

O Município está recebendo inscrições para jovens multiplicadores em educação ambiental do Projeto Ecoar. Até o dia 6 de maio, podem se inscrever os jovens das ADL's 3 e 4. O local de inscrição é a Secretaria da Juventude - Avenida III, 188 - Jereissati, próximo ao Corpo de Bombeiros. Saiba mais - O Projeto Ecoar promove a formação de jovens, de 15 a 29 anos, em educação ambiental. Os multiplicadores desenvolvem trabalhos de conscientização ecológica da população, além de atividades com comunidades ribeirinhas ou em áreas de risco do Município. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Juventude e Meio Ambiente. Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas pelo telefone 3521.6511. (PC)

NOVAS VAGAS DE EMPREGO EM MARACANAÚ

Segunda-feira é um dia ideal para sair em busca de ocupação. A partir de hoje, 3 de maio, a Prefeitura de Maracanaú está selecionando profissionais para auxiliar de produção, instalador de cerca elétrica e câmeras de monitoramento e vendedor externo. Os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, dentro do Feira Center, de 8 às 17 horas, até o dia 14 de maio. Para efetivação de cadastro, é preciso levar o original dos seguintes documentos: identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço e currículo com foto. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Mais informações sobre requisitos para essas vagas de empregos podem ser obtidas pelo telefone 3401.8001 ou no Portal da Prefeitura, no www.maracanau.ce.gov.br. (MR)

IMPLANTAÇÃO DE EMPRESA DE “CALL CENTER” ABRIRÁ 700 EMPREGOS DIRETOS NO MUNICÍPIO

Está em fase de implantação, dentro do Feira Center, na entrada do Jereissati, a Empresa de “Call Center” Hoeper. O início das suas operações deverá acontecer no próximo mês de junho. De acordo com o protocolo assinado com a Prefeitura, no último mês de março, a companhia chega ao Município trazendo R$ 1 milhão em investimentos, gerando 700 empregos diretos. O empreendimento recebeu incentivos fiscais do Município. Em contrapartida, terá que destinar 80% dos empregos de seu quadro funcional para pessoas domiciliadas em Maracanaú, sendo que, desse percentual, pelo menos metade deverá ser para jovens entre 18 e 29 anos. BALANÇO - Maracanaú conquistou, de 2005 a 2009, durante a gestão do prefeito Roberto Pessoa, um total de 128 companhias de diversos setores, que representaram R$ 879,4 milhões em investimentos privados e a geração de 13,8 mil novos empregos. Essas companhias foram trazidas ao Município pelo Programa de Atração de Empresas da Prefeitura. (OS)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

GUARDA MUNICIPAL INTEGRA-SE AO SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA

Maracanaú é o primeiro município do Ceará, por meio da Guarda Municipal, com acesso à Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização – Infoseg, do Ministério da Justiça. A rede compartilha informações diversas voltadas para a segurança pública, como identificação civil e criminal, controle e fiscalização, inteligência, justiça e defesa civil. Todos os dados serão utilizados na formulação e execução de ações governamentais e de políticas públicas no âmbito dos governos federal, estaduais e municipais. O convênio que permite esse intercâmbio foi assinado entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura de Maracanaú em 2008. O Município aguardava, apenas, o cadastramento junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. A rede nacional integra informações através de uma rede privativa e disponibiliza consultas pela internet. (EL)


ADIADA DATA DO SORTEIO DAS QUADRILHAS JUNINAS

O sorteio das datas de apresentação dos grupos, adultos e infantis, inscritos no XXIV Festival de Quadrilhas Juninas de Maracanaú, foi adiado, sem data definida. O sorteio ocorreria dia 30, na Fundação de Cultura, às 9 horas, com a presença dos representantes de todos os grupos. No novo momento, serão apresentados os nomes da comissão julgadora, composta por 7 membros, indicados pela coordenação do Festival de Quadrilhas. Feito o sorteio, em nenhuma hipótese, os representantes poderão alterar as datas e os horários de suas respectivas apresentações. Outra novidade deste ano será a realização do I Festival dos Festivais de Quadrilhas Juninas de Maracanaú, onde a campeã no âmbito municipal disputará com as vencedoras de outros grandes festivais realizados no Ceará.(MR)

CASA DO EMPREENDEDOR DIVULGA A SUA PROGRAMAÇÃO PARA MAIO

A Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú, está divulgando a programação de palestras e consultorias para o mês de maio. As inscrições são gratuitas e os interessados precisam apresentar RG, CPF e preencher uma ficha cadastral. As palestras são ministradas pelos consultores e palestrantes do Sebrae, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. As consultorias acontecem, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Sempre voltados para a melhoria dos negócios, os temas dessas atividades são diversificados, enfocando assuntos como Marketing, Gestão de Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro, Satisfação do Cliente, Preço Certo para o Seu Produto e Análise de Mercado. Confira a programação completa no endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br. A Casa do Empreendedor funciona das 8 às 17 horas, dentro do Feira Center – Jereissati. (MR)

SE LIGA GANHARÁ NOVOS TELECENTROS E CONCEDERÁ MAIS BOLSAS A MONITORES

O Programa de Inclusão Digital de Maracanaú, o Se Liga, terá novos Telecentros, bem como recursos assegurados para pagamento de bolsas a seus monitores. A proposta de expansão, apresentada pelo Instituto Idear ao Governo Federal, já foi aprovada e o edital publicado no Diário Oficial da União. O Programa ajuda na implantação e manutenção de espaços públicos e comunitários de inclusão digital. Com aprovação das propostas, o Se Liga de Maracanaú ganhará 18 novos telecentros, 5 links de Internet e concederá 170 bolsas de formação de monitores, ampliando o seu atendimento nas comunidades. Hoje, Maracanaú conta com 33 Telecentros, que disponibilizam oficinas de informática, internet, construção de textos e elaboração de currículo. São oferecidos também cursos à distância nas áreas de empreendedorismo, trabalho e renda, informática, educação, além de serviços como, acesso orientado à Internet, emissão de 2ª via de contas e pesquisas escolares. Em breve, a iniciativa contará com mais 19 telecentros, que funcionarão em contêiners ecológicos dentro das escolas, atendendo à comunidade e aos alunos do Município que fazem parte do projeto de inclusão de pessoas com deficiência.(MR)

PROJOVEM DISPONIBILIZA OUVIDORIA

Os cerca de mil jovens beneficiados pelo Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, em Maracanaú, tem, agora, um canal de comunicação com a Prefeitura. A Ouvidoria do Programa já está funcionando para receber reclamações, críticas, sugestões, elogios e tirar dúvidas. A comunicação pode ser feita pelo telefone 3401.8003 ou pelo e-mail projovemouvidoria@maracanau.ce.gov.br. Os alunos da iniciativa entraram na 2ª semana de aula, em núcleos localizados nos bairros do Acaracuzinho, Jereissati I e II, Novo Maracanaú, Pajuçara e Timbó. Os jovens se capacitam nas áreas profissionais de Beleza e Estética, Comércio e Varejo, Metal Mecânica, Telecomunicações e Informática, Telemática, Têxtil e Vestuário. As aulas estão sendo ministradas de segunda a sexta, nos períodos da manhã e tarde. (MR)

MUNICÍPIO APÓIA REALIZAÇÃO DE PALESTRA DO BNDES SOBRE A EXPANSÃO DE NEGÓCIOS

A Prefeitura de Maracanaú está apoiando a realização da palestra “O BNDES Mais Perto de Você”, no próximo dia 5 de maio, às 16 horas, no Clube da Parceria - Pajuçara. Será uma oportunidade dos empresários do Município, em especial os micro e pequenos, conhecerem as linhas de financiamento do Banco e as formas de acesso ao crédito para modernizar e expandir os seus negócios. Uma equipe técnica do BNDES e da FIEC estará presente para tirar todas as dúvidas e orientar o empresariado sobre como encaminhar o pedido de apoio financeiro, por exemplo, para compra de equipamentos. O apoio institucional do Município é mais uma iniciativa para revitalizar o Distrito Industrial e expandir o setor comercial na Cidade, gerando emprego e renda. De 2005 a 2009, durante a gestão do prefeito Roberto Pessoa, um total de 128 companhias de diversos setores, que representaram R$ 879,4 milhões em investimentos privados e a geração de 13,8 mil novos empregos, chegou à Cidade. Essas companhias foram trazidas ao Município pelo Programa de Atração de Empresas da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. (MR)

MARACANAÚ VAI DEBATER NOVAS AÇÕES PARA REFORÇAR SEGURANÇA NA CIDADE

O Gabinete de Gestão Integrada de Maracanaú - GGIM vai se reunir, na próxima quarta-feira, 5, para debater novas ações de combate à violência no Município. O encontro será às 9 horas, na sede da Guarda Municipal, localizada na rua João de Andrade Filho, 1880 – Centro. Das reuniões participam representantes da sociedade civil, Prefeitura e órgãos da segurança pública, em todas as esferas de Governo, e, na pauta, a implantação do Território de Paz na Pajuçara. Em Maracanaú, garantir a segurança dos cidadãos é uma das preocupações do prefeito Roberto Pessoa, que tem contribuído, com diversas medidas, para essa tarefa de responsabilidade do Governo do Estado. Dentre as ações, podemos destacar: implantação da Guarda Municipal, Ronda Escolar, Ronda Saúde e do Ciclopatrulhamento, além de total revisão no sistema de iluminação pública. Outra iniciativa importante foi a implementação da Cultura de Paz no Município. Numa parceria com o Governo estadual, Maracanaú é beneficiado com o Ronda do Quarteirão em 100% do seu território. A gestão Roberto Pessoa inaugurou, ainda, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - AD, em Pajuçara. (EL)

 
Subir